WWW.OIACO.NET
Notícias do interior
Notícias policiais
Entretenimento
Not í cias de sena madureira

Professores e funcionários de algumas escolas acreanas param a partir desta terça-feira,23

De amanhã até quinta-feira, trabalhadores em Educação de todo o país irão realizar uma paralisação na 14ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública. O principal objetivo da greve é a valorização dos profissionais. Durante os 3 dias, atos e debates serão realizados em todos os Estados.
 De acordo com Rosana Nascimento, presidente em exercício do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), vários pontos serão discutidos. “As reivindicações a nível nacional são os 100% dos royalties do petróleo para educação, piso salarial, carreira, jornada, 10% do PIB e a profissionalização dos funcionários de escolas. No Acre temos 2 pautas e redistribuição na tabela tanto de professores quanto de funcionários”. fundamentais, que são a profissionalização.
 Rosana ressaltou que a carreira dos funcionários não é valorizada. “Desde 2009 a tabela cresceu 4 letras. A maioria dos funcionários e professores está no meio da carreira e se não houver uma redistribuição, eles não irão se aposentar na última letra. Não vamos abrir mão disso. Hoje, a lei 12.014 garante que os funcionários de escola são também profissionais em educação, dividos em magistério e carreira técnica. No dia 9 de abril, saiu a regulamentação do pró-funcionário, que obriga o Estado e prefeitura formar os funcionários de escola na área técnica. Essa será uma carreira onde o profissional será valorizado pela formação e tempo de serviço”.

http://www.agazetadoacre.com/media/com_fpss/cache/4020_f7724547f17b9a1373fb429f1124f806_m.jpg
 No decorrer do ano, mais greves poderão acontecer. “O plano nacional de educação nunca se efetivou. Hoje paga-se 5,2% do PIB para a educação, o que não cobre a nossa necessidade. Várias crianças não estão em creches e jovens estão fora da escola. É preciso mudar. Em um país que é desenvolvido, a educação tem de ser prioridade. Neste ano dificilmente não terá greve. A carreira do pró-funcionário é difícil. Levará um volume de dinheiro. Temos quase 2 mil formados e isso requer muitos recursos. Não será fácil, mas a luta será constante. Precisamos garantir esta carreira. Iremos fazer greve até garantir que as reivindicações sejam atendidas”, concluiu Rosana.

fonte: pagina20

OBRIGADO PELA VISITA!

0 comentários for "Professores e funcionários de algumas escolas acreanas param a partir desta terça-feira,23 "

Postar um comentário