WWW.OIACO.NET
Notícias do interior
Notícias policiais
Entretenimento
Not í cias de sena madureira

Eletricitários entram em greve por tempo indeterminado

“Essa é uma greve nacional do setor elétrico brasileiro”, detalha o secretário geral do Sindicato dos Urbanitários, Marcelo Jucá, ao explicar que a paralisação acontece por tempo indeterminado para pressionar uma negociação envolvendo a data-base da categoria. “O processo começou a ser negociado no final de abril, para acontecer em 1° maio, mas, até o momento não alcançamos um entendimento”, explica.

Eletricitários cruzam os braços por tempo indeterminado - Foto: Regiclay Saady
Eletricitários cruzam os braços por tempo indeterminado – Foto: Regiclay Saady

 O sindicalista lembra ainda que a empresa está ameaçando tirar direitos históricos dos trabalhadores e que a categoria não aceita ceder em ganhos que foram conquistados através de anos de luta. “Também estamos cobrando a contratação de mais funcionários para setores como o técnico. Em alguns municípios, como Jordão, Santa Rosa, Porto Walter e Thaumaturgo, não há um funcionário efetivo sequer”, inclui.
Marcelo Jucá afirma que o centro de operações, responsável por receber e encaminhar informações do setor elétrico do Acre para todos os locais, também tem quadro é reduzido. “Tudo isso está levando os trabalhadores a aderir à greve, tanto no Acre como em nível nacional. Muitos servidores estão aceitando o Programa de Demissão Incentivada, oferecido pela empresa, mas ela precisa repor as vagas”, destaca.
Em torno de 320 funcionários da Eletrobrás em todo o Estado, mais os 150 da Eletronorte estão parados. “Estamos mantendo os 30% que a lei obriga. Tem setor que a gente acertou de manter 50%. Esperamos que essa greve seja rápida porque a gente sabe que causa prejuízo para a população e os trabalhadores não querem gerar transtorno. Porém, o único mecanismo que temos para pressionar é a greve”, conclui.

Empresa garante que serviços essenciais estão sendo mantidos

Em comunicado distribuído à imprensa, a Eletrobrás Distribuição Acre reafirmou o respeito ao direito de greve e garantiu que adotará medidas que garantam o fornecimento de energia elétrica confiável e de qualidade a todos os seus consumidores do Estado. “Temos uma preocupação com a questão, mas, os serviços emergenciais são mantidos em relação à distribuição de água, hospitais e o plantão”, adianta Celso Mateus.
Segundo o comunicado da empresa, durante o período de greve, as equipes de operação e manutenção estarão trabalhando com contingente otimizado para atender às demandas cotidianas e para que não haja a descontinuidade dos serviços essenciais. O Call Center 0800 647 7196 estará realizando os atendimentos normalmente.
“Para aqueles consumidores que precisam utilizar os serviços de alguma das lojas de atendimento da distribuidora, pedimos que entrem em contato primeiramente com o Call Center e confirmem qual a unidade mais próxima estará disponível para realizar o atendimento. A Eletrobrás trabalha na expectativa de chegar a uma solução equilibrada para a questão o mais rápido possível”, finaliza o texto do aviso.

Por Val Sales

OBRIGADO PELA VISITA!

0 comentários for "Eletricitários entram em greve por tempo indeterminado"

Postar um comentário