WWW.OIACO.NET
Notícias do interior
Notícias policiais
Entretenimento
Not í cias de sena madureira

Índia vence etapa estadual do Prêmio Mulher Empreendedora no Acre

Dalva Apurinâ concorreu com mais de 200 mulheres (Foto: Arquivo pessoal)Uma índia, de 32 anos, venceu a etapa estadual do Prêmio Mulher Empreendedora, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Acre (Sebrae/AC). Dalva Apurinã  mora em Cruzeiro do Sul (AC) e trabalha com artesanato indígena confeccionados a partir de sementes, fibras de palmeiras e algodão.
Além de produzir, Dalva se encarrega de comercializar peças em artesanato fabricadas por outras mulheres indígenas que residem em aldeias de difícil acesso. A empreendedora concorreu com mais de 200 mulheres em todo estado e agora se prepara para etapa nacional do prêmio, que ocorre em janeiro de 2014, em Brasília (DF).
“É uma vitória, porque quando se trata de mulheres, principalmente indígenas, a gente encontra muitas barreiras, inclusive preconceitos. Estou muito feliz e vamos partir de agora, para a etapa nacional quando a concorrência é com as vencedoras de todos os estados, mas tenho fé”, comenta.
Para o gestor do artesanato do Sebrae/AC, Adelmar dos Santos Maciel Dalva Apurinã aprendeu  a transformar a dificuldade da própria vida e das colegas indígenas em oportunidade.
“A Dalva tem um trabalho muito lindo com os indígenas da Região do Vale do Juruá. Além das belas peças que produz, ela ajuda na venda dos artesanatos das outras mulheres que usam o dinheiro para comprar medicamentos, roupas e melhorar a qualidade de vida das famílias”, ressalta.
A empreendedora comercializa em casa produtos como, redes, pulseiras, bolsas, colares, entre outros.  Além do mercado local, ela atende encomendas de vários estados do Brasil. “Muitas vezes vendemos também para turistas estrangeiros que visitam a região e prestigiam a cultura indígena”, diz a Apurinã.

 Dalva vende os produtos que ela e as outras indígenas fabricam  (Foto: Arquivo pessoal)h
por: G1acre

OBRIGADO PELA VISITA!

0 comentários for "Índia vence etapa estadual do Prêmio Mulher Empreendedora no Acre"

Postar um comentário