WWW.OIACO.NET
Notícias do interior
Notícias policiais
Entretenimento
Not í cias de sena madureira

Justiça volta a permitir queimadas no Acre

g1Depois de quase dois anos sem permitir queimadas no estado, o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), deve começar a emitir licenças autorizando a queima de até um hectare em propriedades que se enquadram no perfil da agricultura familiar. O órgão está obedecendo a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) favorável a um recurso da Federação dos Trabalhadores Rurais do Acre (Fetacre) contra a ação ajuizada pelo Ministério Público Federal do Acre, denominada “Fogo Zero”.

O chefe do escritório do Imac em Cruzeiro do Sul (AC) Isaac Iberno, explica que no ano passado, quando as queimadas estavam proibidas, houve uma redução de 65% nos focos de calor em todo estado. “Nós estaremos licenciando mediante os requerimentos, mas vamos focar a questão da educação ambiental, estabelecer um calendário e fazer um serviço constante de monitoramento. Queremos uma parceria com a comunidade que precisa tomar os devidos cuidados para evitar os incêndios florestais”.
As atenções estarão ainda mais voltadas para Mâncio Lima e Rodrigues Alves que estão entre os municípios que registraram os maiores focos de calor em 2012.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruzeiro do Sul, João Souza Nascimento, comemorou a decisão, mas garantiu que a entidade também vai ajudar na conscientização dos agricultores.
“A gente sabe que essa liberação pode ser suspensa a qualquer momento e estamos muito cautelosos com relação a isso. Nós não queremos usar o fogo, estamos usando porque não temos alternativas para produzir de outra forma, sem o método tradicional do plantio. O poder público não fornece máquinas e nem os implementos agrícolas. É uma questão de sobrevivência”, defende o sindicalista.

As informações e imagem são do G1 AC, por Genival Moura.

OBRIGADO PELA VISITA!

0 comentários for "Justiça volta a permitir queimadas no Acre"

Postar um comentário