WWW.OIACO.NET
Notícias do interior
Notícias policiais
Entretenimento
Not í cias de sena madureira

Quase 2 mil reeducandos receberão qualificação profissional no Acre.

Ao menos dois mil reeducandos do estado do Acre terão oportunidade de se qualificar e obter renda para ajudar a família. O projeto faz parte da Lei nº 12.513 que instituiu o Programa Nacional ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Na capital, o início dos 26 cursos ofertados aos reeducandos, iniciam no dia 18 de abril e todos têm duração mínima de 160 horas. A oportunidade de realização dos cursos veio pelo Serviço Social do Transporte (Sest) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).
De acordo com o coordenador do Sest/Senat, Josimar Coelho, os reeducandos participantes do projeto, receberão: auxílio alimentação, auxílio transporte, material didático e um kit aluno.
"Nós temos cerca de 26 cursos que serão ofertados: operador de máquinas, frentista, cabeleireiro, montador de móveis, montador de computação, operador de caixa, entre outros. Então, é uma gama de cursos que serão ofertados para esses reeducandos. Eles têm essa grande possibilidade que pretende acabar com aquele estigma de que o ex-detento sempre é visto com certa reserva quando vai procurar emprego. Após esse curso, eles terão a certificação do Sest/Senat que dará uma condição muito grande para eles", disse.
O coordenador ressaltou que as datas para o início do curso já foram definidas. "Nós vamos iniciar agora no próximo dia 18 de abril na capital. E temos também um cronograma que a partir de maio, até o fim do ano, estaremos montando todos os cursos nos municípios de: Senador Guiomard, Xapuri, Brasiléia, Sena Madureira, Epitaciolândia, Cruzeiro do Sul, Feijó Tarauacá, ou seja, quase todos os municípios serão abrangidos pelos cursos", disse.
Josimar acrescentou que após a conclusão dos cursos técnicos, o governo do estado disponibilizará kits de trabalho para que os reeducandos tenham uma renda após concluírem suas penas.
"Isso contribui grandemente, veja bem, em um curso de mecânica, ele receberá um kit que já dará condição dele entrar no mercado de trabalho, sem necessidade de procurar emprego. Ele pode abrir o próprio negócio com o auxílio, além da certificação, ele receberá um kit do governo que dará uma força enorme já para ele começar o trabalho dele concomitante execução do curso", informou.
Seleção

Para participar das aulas é preciso que o reeducando se ajuste a alguns critérios. "Essa seleção é feita pela Vara de Execuções Penais que vai fazer uma seleção dos reeducandos. Serão escolhidos entre aqueles que estão cumprindo penas alternativas, albergados, assim como, àqueles que estão em liberdade condicional. Com esse pessoal todo, está sendo feito uma triagem lá pela vara. Eles direcionam esse pessoal, já fazem uma pré-matrícula, disse o coordenador do Sest/Senat.
Josimar acrescentou ainda que depois de feita a pré-matrícula os reeducandos vão até o Sest/Senat para fazer efetivamente a sua matrícula. "Nós inserimos esses reeducandos nas turmas por meio do sistema do Sistec que é um sistema que nós temos monitorado juntamente com o Ministério da Educação e com a direção nacional do Sest/Senat", finalizou.

FONTE: ecos da noticias

OBRIGADO PELA VISITA!

0 comentários for "Quase 2 mil reeducandos receberão qualificação profissional no Acre. "

Postar um comentário