WWW.OIACO.NET
Notícias do interior
Notícias policiais
Entretenimento
Not í cias de sena madureira

Lula quer fronteira mais ágil entre Acre e Peru

http://www.netupload.org/files/3vsf17hvob0yv1mw7c9j.jpg
LULA (D) com o presidente Ollanta Humala, do Peru – Foto: Cedida
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está empenhado em agilizar os trâmites aduaneiros na ponte internacional da Rodovia Interoceânica que liga as cidades de Assis Brasil, no Acre e Iñapari, no Departamento de Madre de Díos, no Peru, e por onde têm crescido muito o comércio e o trânsito de passageiros entre os dois países.
De Lima, onde foi aplaudido por 400 empresários locais e pela comitiva de executivos brasileiros que ele liderou em viagem àquele país, o ex-presidente Lula ligou diretamente para a presidenta Dilma Rousseff para pedir o aumento do número de fiscais na aduana brasileira, reivindicação que já foi pedida e reiterada pelo governador Tião Viana na capital federal.
“Já liguei para a presidenta Dilma hoje [quarta-feira] de manhã. E disse para ela da ponte [que cruza o Rio Acre, inaugurada em 2006]; disse para ela da falta de fiscal. Ela disse: ‘Pode deixar que eu vou chamar o pessoal para resolver isso”, disse Lula, segundo relato de matéria publicada nesta quarta-feira, 5, no jornal Folha de S. Paulo.
Na presença também do presidente peruano, Ollanta Humala, Lula ouviu queixas de empresários peruanos de que a ponte entre Assis Brasil e Iñapari sofre com trâmites aduaneiros lentos, com falta de autoridades aduaneiras e de vigilância sanitária, o que levou o ex-presidente a reclamar da burocracia brasileira.
Segundo relatou a Folha, o ex-presidente Lula também acionou o governador Tião Viana. “A minha indignação é que a cada mês eu ligo para o Tião Viana e pergunto ‘como é que está a ponte, como está o escritório da Receita. Está funcionando?’. E ele diz: ‘Não, presidente, não. Está demorando muito e tem produto perecível que chega a ficar quase oito dias esperando para atravessar’”.
Lula viaja ao Peru a convite do Grupo Brasil, composto de 45 empresas com interesses no Peru, e da Câmara Binacional de Comércio Peru-Brasil. Entre outros empresários, o ex-presidente se fez acompanhar de executivos de empreiteiras, como OAS, Odebrecht e Andrade Gutierrez, e de empresas estatais como Embraer e Eletrobrás. Foi no governo do ex-presidente Lula que o Brasil ajudou o Peru a pavimentar a Rodovia Interoceânico, que hoje liga o Acre aos países sul-americanos banhados pelo Pacífico.
(Por Romerito Aquino)

OBRIGADO PELA VISITA!

0 comentários for "Lula quer fronteira mais ágil entre Acre e Peru"

Postar um comentário