WWW.OIACO.NET
Notícias do interior
Notícias policiais
Entretenimento
Not í cias de sena madureira

Mudas de bananas geneticamente modificadas já dão resultados

http://www.tribunadojurua.com.br/wp-content/uploads/2013/08/bananas.jpgA Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) já conseguiu obter alguns resultados depois da distribuição de mudas de banana grande, que são geneticamente modificadas. A produção aumentou, o preço caiu e qualidade do produto é bem superior. “Essas são uma bananas de respeito”, disse a aposentada Maria de Fátima Albuquerque.

O secretário da pasta, Erni Dombrowski, disse que os bananais tradicionais, além de cansados devido à falta de manejo e de orientação técnica, somados à praga da Sigatoka Negra, que há muito tempo dizima acultura, geraram a ausência do produto na mesa dos cruzeirenses e, conseqüentemente, uma alta no preço. “Os preço começaram a cair devido a uma lei de mercado: quanto maior a maior for oferta, maior será procura e redução do preço”, explicou ele.
Ao todo, foram introduzidas quase dez  mil mudas de novas variedades de bananeiras. A nova espécie foi desenvolvida em laboratório, unindo alta capacidade de produção, sabor da fruta e resistência à praga, além de se constituir em alternativa para a retomada da produção de banana de qualidade em município. A iniciativa deu certo e o produto começou a reaparecer no mercado.
Os agricultores estão animados com a nova opção trazida pela Prefeitura. Ressentidos das administrações anteriores, que deixaram o homem do campo esquecido, eles estão esperançoso com esse novo momento, pois, finalmente, um administrador está priorizando a agricultura. “O prefeito sempre deu uma atenção especial aos agricultores, ribeirinhos e extrativistas. Quem não conhece as dificuldades dessas pessoas? Eu ainda não conheço um administrador que tenha feito tanto por essa classe.”, declarou Erni Dombrowski.

Tribuna do Juruá – Jorge Natal

OBRIGADO PELA VISITA!

0 comentários for "Mudas de bananas geneticamente modificadas já dão resultados"

Postar um comentário