WWW.OIACO.NET
Notícias do interior
Notícias policiais
Entretenimento
Not í cias de sena madureira

Obra da saboaria de Xapuri está na etapa final

O sabonete é uma alternativa de renda e incentiva a economia verde (Foto: Angela Peres/Secom)
Sabonete é uma alternativa de renda e incentiva a economia verde (Foto: Angela Peres/Secom)
























Em Xapuri está sendo construída uma saboaria para o fomento do trabalho da Associação dos Moradores do Bairro Sibéria. Essa estrutura é fruto de parte do investimento do convênio realizado com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), beneficiando inicialmente treze famílias cadastradas.
A obra está na etapa de adequação para os requisitos da Vigilância Sanitária. Foram investidos R$ 156 mil em infraestrutura e R$ 105 mil em equipamentos, que permitem a produção de um produto com maior qualidade e profissionalizará o trabalho da associação. Entre os materiais, estão desumidificadora, balanças, osmose reversa e estufa esterilizadora.
O grupo de mulheres da Associação dos Moradores do Bairro Sibéria iniciou seu trabalho em junho de 1990. Carmita Pereira de Sousa sabia fabricar sabão e passou a ensinar outras mulheres da associação. Anos depois, ela se capacitou a fazer sabonetes em curso ministrado pela Universidade Federal do Acre (Ufac), e desde então o produto passou a ser aperfeiçoado com óleos e outras ervas típicas da Amazônia.
Quando estiver funcionando a saboaria vai beneficiar treze famílias cadastradas (Foto: Edna Medeiros)
Quando estiver funcionando, a saboaria vai beneficiar treze famílias cadastradas (Foto: Edna Medeiros)
“Nós deixamos alguns sabonetes na Fundação Chico Mendes. Os visitantes e turistas ficam curiosos com nossos produtos. Já fomos convidados também para expor em feiras, e nosso sabonete já foi levado até para a Europa. Agora, a gente vai poder ter o trabalho regularizado, vai ser muito bom porque vamos poder vender em comércios e outros locais”, explica Carmita.
Xapuri é um município turístico, porque é berço do líder sindicalista Chico Mendes. Ainda são fortes o seu legado e a atividade extrativista local. Os sabonetes são uma alternativa de renda para o empoderamento das mulheres, mas é também o registro da cultura local, do desenvolvimento sustentável e das potencialidades do Estado.
“A saboaria é um incentivo à economia verde. A obra é uma estrutura que proporcionará inclusão socioprodutiva e também fomento à economia local. O trabalho, que era artesanal, vai receber apoio de novas capacitações, equipamentos e uma estrutura regularizada para o trabalho”, ressalta o secretário José Carlos Reis.

por:ac.gov.br

OBRIGADO PELA VISITA!

0 comentários for "Obra da saboaria de Xapuri está na etapa final "

Postar um comentário