WWW.OIACO.NET
Notícias do interior
Notícias policiais
Entretenimento
Not í cias de sena madureira

Armas de brinquedos são comercializadas livremente na capital

http://www.suacidade.com/sites/default/files/images/arma_de_brinquedo_1.jpgA venda de armas de brinquedo ocorre livre em Rio Branco. Vários tipos desse produto são expostos nas bancas de camelôs do Calçadão da rua Benjamim Constant, no centro, e em outras partes da cidade. Os exemplares são semelhantes às armas verdadeiras e podem confundir qualquer pessoa, principalmente no período noturno. Entre as que são vendidas no Calçadão existem algumas que possuem mira a laser e outros apetrechos.
Interrogada sobre a origem dos brinquedos, uma das comerciantes do local aponta a China, e desdenha ao responder aonde realmente adquire o produto: “A gente vai buscar lá mesmo, na China”. Sem se identificar, a mulher também afirma não ter conhecimento sobre qualquer legislação que proíba a venda desse tipo de equipamento no Acre: “Nunca ouvi falar”.
Assim como a maioria dos itens comercializados no espaço, as armas de brinquedo podem fazer parte das cargas que veem da Bolívia, fato que os comerciantes não confirmam, mas que também não negam. Segundo os especialistas no estudo do comportamento, a questão que envolve o livre comércio das armas de brinquedo incentiva a criança ao manuseio de armas de fogo, o que exige a criação urgente de regras específicas para o setor.
A psicóloga Gabriela Asfury, diretora do Departamento de Apoio às Entidades Sociais da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcas) explica que o manuseio de armas de brinquedos não é fator determinante para que a criança se torne um adulto violento, no entanto, lembra que ela (a criança) não sabe diferenciar o brinquedo da arma de verdade, o que já gerou muitas tragédias.
“O ideal seria não produzir armas de brinquedo, não vender, e, os pais e responsáveis, não terem armas de fogo em casa ao alcance das crianças. O ideal seria oferecer sempre às crianças produtos que estimulassem o raciocínio e a memória”.

Val Sales – valsales@pagina20.com.br

OBRIGADO PELA VISITA!

0 comentários for "Armas de brinquedos são comercializadas livremente na capital"

Postar um comentário