WWW.OIACO.NET
Notícias do interior
Notícias policiais
Entretenimento
Not í cias de sena madureira

Apagões seriam intencionais para manter energia no Centro Sul do Brasil, diz presidente da Eletrobras

http://www.acreaovivo.com/imagens/image/apa(2).jpg 
Vivendo uma das maiores crises hídricas da história e sofrendo com a alta temperatura nos últimos meses, que eleva o consumo de equipamentos de ar-condicionado, o Brasil vem tendo que se desdobrar para manter a cadeia produtiva industrial ativa sem problema com a geração de energia elétrica fornecida pelo Estado.

A suprema maioria dos geradores de energia em nosso país vem de hidrelétricas, ou seja, energia gerada pela força dos grandes rios brasileiros, porém vivendo um grave período de estiagem, diversos estados da região Centro-Sul do país veem hidrelétricas se tornarem inoperantes pelo baixo nível de suas águas.

Com o aumento do consumo e a falta de produção energética nessas regiões a conta sobrou para os estados considerados “de menor impacto” como Acre e Rondônia. Ambos os estados sofreram mais de seis apagões em apenas 41 dias, que de acordo com o presidente da Eletrobrás Distribuição Rondônia, Luís Marcelo, foram intencionais para assegurar a energia dos grandes centros produtivos brasileiros.
A informação foi repassada pelo Chefe da Casa Civil em Rondônia, que afirmou ter conversado com Luís Marcelo, após o último apagão desse domingo (20) que deixou ambos os estados sem energia durante grande parte da manhã.

“Falei com Luís Marcelo, presidente da Eletrobras, assim que começou o apagão (sexto em 40 dias) reclamei. Ele me explicou o seguinte: A nossa subestação não tem capacidade pra converter a totalidade da energia gerada por Santo Antônio e Jirau. O que acontece quando aumenta muito a demanda no centro sul? Cortam aqui pra que não haja desabastecimento lá, pois o impacto lá é muito superior em número de habitantes que na nossa região”, disse o politico rondoniense através de uma página na rede social Facebook.

Alguns políticos e diretores da Eletrobras já cogitam a possibilidade da reativação da TERMONORTE, termoelétrica que abastecia as cidades de Porto Velho e Rio Branco, desativada após a construção das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio.

A alegação é de que ou a subestação em Porto Velho aumenta sua capacidade para manter Rondônia e Acre, ou se reative a usina termoelétrica a fim de garantir o término dos apagões. Essas são as opções a se considerar pelo Governo Federal para sanar o problema.  Enquanto isso a comunidade rondoniense e acreana aguarda as medidas que serão tomadas pelas autoridades competentes.

OBRIGADO PELA VISITA!

0 comentários for "Apagões seriam intencionais para manter energia no Centro Sul do Brasil, diz presidente da Eletrobras"

Postar um comentário