WWW.OIACO.NET
Notícias do interior
Notícias policiais
Entretenimento
Not í cias de sena madureira

Rio Branco sedia primeiro Congresso Estadual do Artesão Acreano

http://www.agencia.ac.gov.br/noticias/wp-content/uploads/2015/09/APS_6119.jpg 

Artesãos dos 22 municípios acreanos se reuniram nesta segunda-feira, 21, para participar do 1° Congresso Estadual de Artesãos, que ocorreu durante todo dia no auditório da livraria Paim, em Rio Branco. O evento é uma realização do governo do Estado, por meio da Secretaria de Pequenos Negócios, Sebrae no Acre, Prefeitura de Rio Branco, Fórum e Conselho Estadual de Economia Solidária.
O congresso, que reuniu mais de 300 artesãos acreanos, debateu as políticas públicas de incentivo ao artesanato, de âmbito estadual e nacional, como o projeto de lei que regulamenta a profissão de artesão e cria mecanismos de apoio e classificação (PL7755/10).
“Estou muito feliz em participar deste evento, pois tenho me empenhado na aprovação da Lei 7755, que reconhece o artesão como profissional e que ainda não foi sancionada pela presidente Dilma. Este é um evento fantástico, é o Acre reunido em favor do artesão e do artesanato”, frisou o deputado federal e representante da Frente Parlamentar Mista do Artesão e Apoio do Artesanato Brasileiro, Raimundo Angelim.
A artesã indígena Raimunda Kaxinawá destacou que o congresso possibilitou a oportunidade dos artesãos em expor as próprias necessidades. “Juntos buscamos mecanismos de avançar nas políticas públicas, observando as nossas limitações e projetando cenários mais favoráveis”.
Para o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, o evento representa a valorização da cultura local. “A expressão da cultura de uma região está no seu artesanato. E o Acre tem expressões maravilhosas do artesanato. Parabenizo o governo e Sebrae pelo evento e a Prefeitura é parceira, pois esse congresso também discute soluções para melhorar e inovar o segmento”, disse.
Marlúcia Cândida, primeira-dama do Estado, explica que o “o congresso fortalece cada vez mais as políticas públicas que norteiam o artesanato no Acre. Na crise, as pessoas criam,  são criativas. O artesanato e o pequeno negócio são sempre motivadores e geram emprego e renda para muitos acreanos”.
A plenária de artesões debateu sobre as necessidades da categoria e apontou propostas sobre os eixos temáticos de acesso a créditos, políticas públicas e mercados regional, nacional e internacional. Na ocasião, foram eleitos 22 delegados que vão representar o estado no 7° Congresso Nacional dos Trabalhadores Artesãos, em outubro.
“O congresso discutiu melhoras para os artesãos acreanos. O artesanato movimenta cerca de R$ 4 milhões anualmente no Acre. Resultando na inclusão social de muitas famílias, melhoria da qualidade de vida e geração de renda e emprego”, frisou o secretário de Pequenos Negócios, Henry Nogueira.

por: ecoacre.net

OBRIGADO PELA VISITA!

0 comentários for "Rio Branco sedia primeiro Congresso Estadual do Artesão Acreano"

Postar um comentário