WWW.OIACO.NET
Notícias do interior
Notícias policiais
Entretenimento
Not í cias de sena madureira

Cruzeiro do Sul é o único município acreano contemplado com Centro de Iniciação ao Esporte

http://www.tribunadojurua.com.br/wp-content/uploads/2014/01/centro-de-inicia%C3%A7%C3%A3o-ao-esporte.png 

Cruzeiro do Sul é o único município acreano que será contemplado com o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE). O Projeto foi apresentado pelo poder publico municipal. Outros municípios do estado também apresentaram o projeto, mas não foram escolhidos. A previsão é que ainda neste ano a construção do complexo seja iniciada no bairro do Remanso, comtemplando as comunidades do bairro da Cobal, Remanso, Várzea e Telégrafo.

O projeto faz parte das políticas do Ministério do Esporte e visa ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva nas cidades brasileiras. O projeto integra, num só espaço físico, atividades e a prática de esportes voltados ao esporte de alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes. O CIE possui como objetivo principal viabilizar a formação e o incentivo à prática de esportes em modalidades estratégicas voltadas para comunidades carentes, por meio da oferta de equipamentos  e de infra-estrutura poliesportiva.
Os Centros de Iniciação ao Esporte estão padronizados e em acordo com as atuais necessidades esportivas, com dimensões oficiais que comportam 13 modalidades olímpicas (atletismo, basquete, boxe, handebol, judô, lutas, tênis de mesa, taekwondo, vôlei, esgrima, ginástica rítmica, badminton e levantamento de peso), seis paraolímpicas (esgrima de cadeira de rodas, judô, halterofilismo, tênis de mesa, vôlei sentado e goalball) e uma não-olímpica (futsal).
 http://www.tribunadojurua.com.br/wp-content/uploads/2014/01/centro-de-inicia%C3%A7%C3%A3o-ao-esporte-2.jpeg

O projeto está dividido em três modelos, que têm em comum um ginásio poliesportivo que permite várias modalidades coletivas e individuais. No modelo 2 se acrescenta uma quadra externa descoberta e no 3º modelo há miniestrutura para atletismo. Os três também têm em comum arquibancadas de 177 lugares para quadra e 122 no modelo reversível, espaço para academia, vestiários, copa, sala de professores/técnicos, depósito e salas de administração.
O módulo 3 foi o escolhido pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul. Ele deve ser construído em um  terreno de  7.000 m2 e tem custo estimado de R$ 3,6 milhões. Esse modelo foi o mais escolhido pelas prefeituras, com 168 unidades no total.
O Ministério do Esporte vai fornecer o projeto-padrão para assegurar agilidade de procedimentos. E as prefeituras serão cobradas a apresentar plano de gestão, funcionamento e manutenção do CIE e política de desenvolvimento do esporte na cidade.
Para o prefeito Vagner Sales o CIE é uma obra importante para o desenvolvimento esportivo dos jovens.
 “Nós procuramos esse investimento e fomos o único município do Acre a ser contemplado com esse projeto do Ministério do Esporte. Fico feliz pois é uma ação que vai beneficiar principalmente essas comunidades que realmente precisam desse complexo esportivo que a gente vai construir ”, ressaltou o prefeito Vagner Sales.
Cerca de 263 municípios brasileiros foram selecionados para receber 285 unidades dos Centros de Iniciação ao Esporte (CIEs), dando início, assim, ao maior projeto de legado de infraestrutura esportiva dos Jogos Olímpicos e Jogos Paraolímpicos do Rio 2016.

Tribuna do Juruá – Vanísia Nery


OBRIGADO PELA VISITA!

0 comentários for "Cruzeiro do Sul é o único município acreano contemplado com Centro de Iniciação ao Esporte"

Postar um comentário